A STÉVIA E A PASTELARIA

   Fazer bolos com stévia?
 
     Lê-se imensa coisa sobre a utilização da stévia em pastelaria. A questão que se coloca frequentemente é : poderá a stévia ser cozida a temperaturas que rondam os 180°C ?
 
     Para tirar então essa dúvida, foram realizadas 2 preparações culinárias : um bolo de chocolate e um de iogurte. Os testes foram feitos com stévia em pó branco (Rebaudiosídeo A) e os resultados demonstraram que a pastelaria com stévia funciona e é possível!
 
     O gosto final assemelha-se ao do açúcar mas com 2 diferenças:  

 A intensidade do sabor : as pastelarias são por vezes enjoativas pois o gosto do açúcar está demasiado presente, sendo um motivo de queixa partilhado por muitas pessoas. A stévia adoça de forma mais discreta e suave comparativamente com o açúcar de cana. Porquanto o paladar é algo muito pessoal, e se algumas pessoas apreciam muito o gosto adocicado e suave da stévia, outras encontram-no insípido/insosso.
 A textura : a textura do bolo, nomeadamente, o de iogurte, é menos compacta do que aquela com açúcar. Apresenta então um aspecto arejado e mais leve.  


   A dosagem da stévia na preparação de bolos
 
     A stévia em pó sendo muito concentrada, pesa muito pouco. Relembramos que 1g de stévia substitui 300g de açúcar, isto é, 1g de stévia equivale a ½ colher de sobremesa rasa com stévia.



 

   Para simplificar, aqui deixamos um método de dosagem com o auxílio de uma simples colher de sobremesa

   1 Colher de sobremesa cheia = cerca de 2,5g de stévia = 800 g de açúcar

   1 Colher de sobremesa rasa = cerca de 1,5g de stévia = 400-450 g de açúcar

   1/2 Colher de sobremesa rasa = cerca de 0,75g de stévia = 200 g de açúcar

   1/4 Colher de sobremesa rasa = cerca de 0,38g de stévia = 100 g de açúcar

 

Temperatura para a cozedura da stévia: A stévia pode ser cozinhada até 200°C.

 
  

   ALGUMAS RECEITAS COM STÉVIA

 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
   
 
STEVIA LUSA 2012
Site optimizado para a resolução de 1024x768 | Para os browsers: Internet Explorer | Mozzilla Firefox | Chrome | Safari | Opera | iOS | Android